sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Percebendo a Presença...


 
“Naquele mesmo dia, dois deles estavam de caminho para uma aldeia chamada Emaús, distante de Jerusalém sessenta estádios. E iam conversando a respeito de todas as coisas sucedidas. Aconteceu que, enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e ia com eles. Os seus olhos, porém estavam como que impedidos de o reconhecer. Então, lhes perguntou Jesus: que é isso que vos preocupa e de que ides tratando à medida que caminhais? E eles pararam entristecidos. Um, porém, chamado Cleopas, respondeu, dizendo: és o único, porventura, que tendo estado em Jerusalém, ignoras as ocorrências destes últimos dias?...E aconteceu que, quando estavam à mesa, tomando Ele o pão, abençoou-o e, tendo-o partido, lhes deu; então, se lhes abriram os olhos, e o reconheceram;mas Ele desapareceu da presença deles. E disseram um ao outro: porventura,não nos ardia o coração, quando Ele, pelo caminho, nos falava, quando nos expunha as Escrituras?” Lucas 24:13-18,30-32

Você já teve a experiência de estar andando em algum lugar (rua, avenida, etc) e devido à distração não perceber que algum conhecido seu está caminhando bem ao seu lado? Eu já tive essa experiência várias vezes, mesmo porque tenho o hábito de andar ouvindo música, o que me distrai bastante!
No texto citado acima, nós vemos discípulos de Jesus passando por essa experiência com o Mestre. Devido aos últimos acontecimentos (que era justamente a morte dAquele que estava andando do lado deles!), os discípulos estavam distraídos conversando sobre aquilo que estava afligindo seus corações e não perceberam a presença de Jesus.
O que mais me impressiona é o fato desses homens serem discípulos de Jesus, como nós somos e muitas vezes como eles, não percebemos a presença do Mestre caminhando do nosso lado. Ficamos mais preocupados com as últimas notícias, com os problemas que ainda não resolvemos, com o próximo capítulo da novela ou com outras coisas que nos tiram do foco principal: a presença do nosso Amado Jesus.
As circunstâncias ao nosso redor e as preocupações do dia-a-dia, é o que mais nos impede de perceber a presença de Jesus no caminho pelo qual estamos trilhando. Os discípulos estavam extremamente preocupados com os últimos acontecimentos, com as circunstâncias que os cercavam e nem se deram conta que o “assunto” estava do lado deles. Jesus caminhava e ainda conversava com os dois, mas eles não perceberam devido à distração que os envolvia.
Nós precisamos estar atentos às manifestações de Jesus na nossa vida. Dar atenção à sua presença, perceber quando Ele está perto. Somente sentir o coração arder pelas Suas Palavras é muito pouco para nós que somos seus discípulos e desejamos a intimidade com Ele.
O que aqueles discípulos, na verdade, experimentaram foi uma simples visitação de Jesus. Com essa visitação, o Mestre queria marcar a vida daqueles homens com a presença maravilhosa Dele. Você já foi marcado (a) pela presença de Jesus? Você fica tão preocupado com seus problemas que não percebe quando Jesus está próximo? Está contente com uma simples visitação Dele?
Queridos, percebam quando Jesus está próximo, isso significa ser íntimo. Ter intimidade com Ele lhe dá a percepção necessária da presença do Mestre! Não seja tardio para ver que Jesus andou com você durante uma jornada inteira. Não espere Ele desaparecer para perceber que seu coração ardia enquanto Ele falava contigo.
Existe outra realidade na vida de muitos cristãos: só reconhecem Jesus quando Ele os abençoa! Isso aconteceu com aqueles discípulos. Só perceberam que era Jesus quando Este partiu o pão e lhes deu. Reconhecer o Mestre somente quando somos abençoados é viver um cristianismo pobre e sem intimidade. Não é isso que eu quero para minha vida.
Perceba a Presença! Ande com Ele! Convide-O para caminhar com você! Não se distraia com os acontecimentos, com as circunstâncias, com seus problemas, tudo isso te tira do foco principal: a verdadeira intimidade com Jesus. É essa intimidade que muda a vida do cristão, que faz toda diferença.
Queira que sua vida seja diferente, mas você só conseguirá se não fechar seus olhos, mas permanecer atento ao caminhar Dele do seu lado.

Experimente, vai valer pena!
 

0 comentários:

Postar um comentário