segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Ainda há esperança!

UM MOTIVO DE ESPERANÇA!
Texto: Jó 19:25-27

Introdução
- Sempre que lemos histórias, assistimos a filmes, contemplamos uma peça teatral temos a sensação de que estamos vivenciando o que estamos presenciando. Mas nada se compara a realmente viver, passar, sentir, no caso de Jó, tudo aquilo que ele passou.

- O capítulo 19 é praticamente a metade do livro, Jó está no ápice de seu sofrimento, angústia, tribulação, desânimo, acusações, perseguições, revolta, enfim, está talvez no momento mais dificuldade. Basta lermos Jó 17:11-12; 19:10-12; 17.

- A leitura de Jó 19:25-27 nos ensina que mesmo que cheguemos a essa situação existencial, há esperança. Sempre temos que ter esperança que nossa vida pode mudar, que podemos ter uma guinada, que as portas podem se abrir, que a solução para nossos problemas podem surgir. Nesta noite aprendemos mais uma lição com a vida de Jó.

- Pode ser que estejamos neste culto chamado de Noite de esperança, mas não temos mais esperança. Pode ser que tenhamos chegado aqui dizendo: é minha última reunião. Mas podemos ter a certeza de que existe esperança e neste estudo queremos compartilhar os motivos de nossa esperança diante do sofrimento que estamos enfrentando.

I – NOSSA ESPERANÇA ESTÁ NO JESUS RESSUSCITADO
- Parece óbvio, mas a nossa esperança está em Jesus. Mas não é qualquer Jesus, pois a maneira que ele é muitas vezes visto pelas pessoas é como um coitadinho crucificado, moribundo e sofredor. Evidente que Jesus sofreu, foi humilhado, maltratado, crucificado, morreu, mas ao terceiro dia ele ressuscitou.

- Jó não conhecia a Jesus, mas estava falando dele. Ele diz: Sei que o meu Redentor Vive. Será que temos esta mesma certeza? Se sua esperança não estiver em Jesus, sua vida está na direção errada. Se você não o conhece, não o percebe, não o busca, não fala com ele e não escuta sua voz é hora de começar a colocar sua esperança no Jesus ressuscitado.

- Com isto afirmo que somente quem está em Jesus tem forças para enfrentar os sofrimentos, dificuldades e tribulações da vida. Somente quem conhece muito bem Jesus não se desespera e não se afasta por estar em uma fase ruim de sua vida.

- É impressionante como outras pessoas da Bíblia também tinham sua esperança no Jesus vivo para continuar suas vidas ou cumprir sua missão. É impressionante a fala de Estevão diante dos seus inimigos (Atos 7:55-56). Temos que viver na mesma esperança que Paulo recomenda a Igreja em Colossenses 3:1.

- Jesus está vivo diante de Deus. E certamente que ele cumprirá em nossas vidas a promessa que fez aos seus discípulos quando ele ressuscitou, de que estaria conosco todos os dias até o fim (Mateus 28:20).

II – NOSSA ESPERANÇA ESTÁ NA PROMESSA DE SUA VOLTA
- Não podemos esquecer que mesmo vivendo no século 21, mesmo já se passando muitos séculos desde que a história de Jesus na terra aconteceu, temos que crer que ele está vivo e voltará. Na realidade isso sempre motivou a Igreja e os primeiros cristãos.  Será que isso nos motiva?

- Crer na sua volta deve nos dar força para vencer os embates da vida. Crer na sua volta deve nos fazer ter a mesma posição de Jó. No v.25 ele diz que breve seu redentor se levantará.

- No caso da morte de Jesus ele sempre deixou claro aos seus discípulos que ele teria que morrer, que ele prepararia algo especial para os seus e voltaria para buscá-los. Veja o que está escrito em João 14:1-6. Jesus promete que iria, mas que ele voltaria.

- Também quando os apóstolos viram Jesus subindo aos céus, os anjos mandaram que eles fossem cumprir sua missão, pois da mesma forma que eles o viram subindo, o veriam voltando (Atos 1:11).

- Vivemos na esperança do maranata (1 Coríntios 16:22) que é a constante oração pela volta de Cristo. Jó estava no pior momento de sua vida, ele não tinha mais família, mais bens, seus amigos eram contra ele, mas Jó tinha a certeza que seu redentor se levantaria. Esta deve ser nossa esperança!

III – NOSSA ESPERANÇA ESTÁ EM UMA NOVA VIDA
- É evidente que Jó estava no pior momento de sua vida. Mas também entendemos que ele estava começando a perceber que Deus poderia mudar sua vida, ou pelo menos ele tinha essa expectativa (vv.26-27).

- Quando passamos por tribulações temos que lembrar que Deus é o nosso refúgio e fortaleza (Salmo 46:1); temos que perceber que mesmo que passemos pelo vale da sombra e da morte Deus está conosco (Salmo 23:4). Se estivermos chorando, precisamos nos recordar que um dia Deus enxugará dos nossos olhos toda lágrima (Apocalipse 21: 4), pois Deus tem uma nova vida para nos dar.

- A experiência de Jó nos ensina que devemos crer que Deus mudará nossa vida, que ele dará um novo rumo aos nossos passos. É o que entendemos dos vv.26-27. Não cremos que o tumulo seja o fim, não cremos em reencarnação, não cremos em um plano superior, em um universos paralelo.

- Nossa certeza está na verdade que um dia estaremos para sempre com Deus. Isso é consolador, saber que existe um lugar em que vamos descansar (para quem vive cansado isso é maravilhoso), que existe um lugar que não sofreremos mais, que não sentiremos fome, tristezas, decepções. Deus tem uma nova vida para nós em vida hoje e na eternidade.


- Deus quer mudar a sua vida como ele mudou a de Jó. Não pense que Deus está sentado no sofá celeste, comendo pipoca e vendo a sua tragédia de vida como a sessão da tarde. Os olhos de Deus estão voltados para você, sua graça, misericórdia, e breve, se sua esperança estiver em Deus você estará como Jó no capítulo 42:12: Assim abençoou o Senhor o último estado de Jó mais do que o primeiro...;

Conclusão
- Temos motivos para termos esperança em Deus, pois ele nos mostrou em sua Palavra qual é o motivo de nossa esperança. E vimos que temos grandes motivos para esperarmos em Deus. Amém.
          Sermão escrito em São José do Rio Preto, 17 de março de 2010.
                        Pr. Gilbean Ferraz

0 comentários:

Postar um comentário