terça-feira, 22 de março de 2011

Perdoe!

PENSE COMO JESUS - PERDOE!



Texto: Lucas 17:3


Introdução

- Ao chegarmos ao mês de dezembro nos aproximamos da data magna do cristianismo. O dia em que o verbo se fez carne e habitou entre nós (João 1:1-2). Natal é tempo de refletir Jesus em nossas vidas. Quero falar sobre o pensamento de Jesus.

- Saber o que Jesus pensa é fundamental. Pois se sou um cristão pressupõe-se que sigo a ele. Reconheço a ele, e considero sua fala, seu testemunho e ensino. Quero falar sobre o pensamento de Jesus sobre o perdão. No v.3 ele afirma que: acautelai-vos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o: se ele se arrepender, perdoa-lhe.

- Realmente há partes da Bíblia que não gostamos de ler muito. E uma delas é quando se trata de perdoarmos outras pessoas. Mesmo que o seu coração esteja machucado, mesmo que você não consiga olhar nos olhos de quem lhe ofendeu, mesmo que sua revolta seja grande, saiba que é inerente ao cristão perdoar quem lhe ofende ou prejudica.

- Vamos descobrir o porquê Jesus pensa dessa maneira. Na realidade se Jesus estivesse aqui, ele não seria seguido de perto por muita gente. Talvez houvesse multidões querendo uma cura, uma palavra de sabedoria e apenas isso.

- Mas seguindo seus pensamentos são poucos, pois é radical, duro, e são poucos os que conseguem viver em sua vida. Lembre-se das palavras de Jesus: Muitos são chamados, mas poucos os escolhidos (Mateus 22:14).

- O pensamento de Jesus sobre o perdão nos ensina que:


I – SEMPRE EXISTIRÃO PESSOAS
QUE PECAM CONTRA NÓS

- Gosto de Jesus pelo seu realismo e coerência para com a verdade. Assim como nos vv.1-2 ele nos alerta que escândalos sempre existirão, mas ai do homem pelo qual eles vêm. No v. 3 ele já nos alerta: se teu irmão pecar contra ti. Jesus já antevê que as pessoas podem vir a falhar conosco.
 
- Sempre digo, que enquanto não pisam em nosso calo, enquanto não discutimos, enquanto não nos ofendem, enquanto não falam mal de nós, nos roubam, difamam, tudo é mil maravilhas. Mas gostaria que você soubesse que alguém pode falhar com você.
 
- Em 1 Coríntios 8:11-12 temos um exemplo interessante. Na igreja de Coríntios havia um costume de se comer comidas sacrificadas a ídolos e deuses. Tipo comida de encruzilhada. É comida, mas isso gerava escândalos e preocupava Paulo, pois além da pessoa ficar chateada, poderia desviá-la. Mas o detalhe é que desde o início sempre existiu pessoas magoando ou falhando umas com as outras dentro da Igreja. É por isso que há muitas recomendações a se perdoar as pessoas.

- Não podemos nos abater com a Igreja por causa disso. Na realidade quando visito ou atendo pessoas em meu gabinete pastoral, estou preparado para três situações. Ser elogiado, criticado ou ofendido pelas palavras ou atitudes das pessoas. Não é pessimismo, mas todos têm atos falhos, limites e isso pode ser motivo para ferir, chatear, ou ofender alguém.

- Se alguém pecar contra mim o que fazer? Sair da Igreja? Brigar? Revidar? Evitar? Maltratar? Xingar? Processar? Nenhuma dessas alternativas é a correta. O que temos que fazer é saber lidar com a informação de que convivemos com pessoas falíveis e limitadas como eu e você. Que podem nunca nos fazer nada de mal ou ruim, como sim, pois se trata de pessoas que muitas vezes são guiadas por egoísmos e tanta outras coisas ruins.

 
II – TEMOS QUE CORRIGIR
QUEM PECA CONTRA NOSSA VIDA

- A palavra repreender é muito forte. No v.3 Jesus diz que devemos repreender a pessoa. A Bíblia Viva diz que repreender é chamar a atenção dessa pessoa. Que dá a idéia de correção, de orientação, de ensino, de corrigir a vida.

- Sabe qual é o grande problema da Igreja? Temos medo de repreender as pessoas. Temos receio que nunca mais as pessoas voltarão. Que irão fechar a cara, que arrumaremos inimigos gratuitos. Realmente, fatalmente é isso que ocorrerá, pois a correção ela dói demais e são poucos os que a aceitam.

- Perdoar não é simplesmente dizer que nada aconteceu, que não tem importância. Muitos crentes para pregar a brandura cristã fazem uso de João 8:1-11. Não confunda a atitude de Jesus. Em nenhum momento ele acobertou o erro da mulher, em nenhuma circunstância ele foi a favor do erro que ela cometeu. Ele a corrigiu a não fazer mais aquilo e a perdoou. Não podemos condenar as pessoas, mas temos o dever cristão de corrigir quem está vivendo no pecado ou nos ofendendo com sua conduta.

- Se realmente entendermos isso vamos evitar muitos males para nossa própria vida. Para a caminhada da Igreja. Não fale mal de seu irmão, não exclua de seu convívio quem falhou com você, corrija essa pessoa e perdoe. Isso faz a diferença. Já fui corrigido e isso me ajudou muito, pois por causa de minha personalidade magoava muitas pessoas, espero que hoje tenha melhorado, mas o que me ajudou foram pessoas que antes de me perdoar, ou até depois de terem me perdoado, conversavam comigo e me explicavam onde eu havia errado.

- Há uma promessa interessante para quem compreende esse princípio. Está registrado em Provérbios 28:23. Mas há promessa para quem não aceita a repreensão (Provérbios 29:1). Use a Palavra de Deus para repreender, pois essa é a utilidade dela (1 Timóteo 3:16). Na verdade sempre use como parâmetro o que a Palavra diz em Mateus 18:15-17. Converse com a pessoa e se acertem (v.15). Se não te ouvir chama testemunhas e converse com essa pessoa (v.16). Se não te ouvir chama no Conselho (v.17). Se não ouvir desiste e entrega no juízo de Deus.

 
III – TEMOS QUE PERDOAR
POIS É A MELHOR ESCOLHA

- Essa atitude proposta por Jesus é como se tirássemos um caminhão de nossos ombros. É como se tirássemos um escorpião de nosso sapato. O pior veneno não é o da cobra Cascavel, da cobra Naja, da aranha Marrom, o pior de todos é a falta de perdão. Entenda esta pregação. Perdoar é dever do crente, quem não perdoa não vai para o céu (Mateus 6:9-15). Quem não vai para o céu são aqueles que não foram perdoados por Jesus.

- Lucas 17:3 foi escrito para pessoas que não perdoam quem se arrepende. Temos que perdoar todas as pessoas, como vimos anteriormente, principalmente quem está arrependido. Pois quem se arrependeu pressupõem que quer mudança de vida, que quer experimentar uma vida diferente, que quer receber de Deus e das pessoas uma nova oportunidade.

- Perdoar é a firme decisão de escolher o certo. Perdoar é restauração de relacionamentos, é ver a vida com outros olhos, principalmente quando a pessoa está arrependida. Quando não há arrependimento por parte de quem nos ofendeu, temos que perdoar, mas não somos obrigados a tomar o chá das 17:00 horas com essa pessoa. Mas se ela se arrependeu, devemos nos esforçar em restaurar a comunhão.

- Perdoar é a melhor escolha, pois quando não perdoamos estamos fazendo a vontade de satanás, vivendo longe de pessoas criadas por Deus. Quando não perdoamos perdemos a oportunidade de demonstrar que temos Deus dentro do nosso coração. Quando não perdoamos enfraquecemos a mensagem do Evangelho, pois um dos pilares da vida cristã é perdoar aqueles que nos ofendem. Veja que lindo a atitude de José do Egito, que perdoou seus irmãos que lhe prejudicaram muito (Gênesis 50:15-21). Veja a recomendação que o apóstolo Paulo escreve em Colossenses 3:13. Todas apontam para essa escolha, para essa decisão, para essa atitude. Pensar como Jesus é perdoar, independentemente do que nos façam.

 
Conclusão

- Se pudesse entrava no coração de todos e tiraria essa mágoa, rancor, ódio, revolta, chateação. Muitos por cultivarem isso são infelizes em sua vida. A falta de perdão é um ladrão da alegria. Na verdade o pensamento de Jesus combate o pensamento de satanás e o pensamento do homem. O pensamento do homem é: o que é meu é meu e o que é seu é seu; o pensamento de Satanás é: o que é meu é meu e o que é seu é meu. O pensamento de Jesus é: o que é seu é seu, o que é meu é seu. Traga isso para perdão. Somente quem pensa como Jesus consegue olhar para uma pessoa e novamente amá-la, cuidar dela e se relacionar intensamente. Que Deus nos abençoe e nos ajude. Em nome de Jesus, amém.

Escrito em São José do Rio Preto, 06 de dezembro de 2009.

Pr. Gilbean Ferraz
2º I.P.I. São José do Rio Preto


0 comentários:

Postar um comentário