quarta-feira, 13 de abril de 2011

Estudos "Em Obras" - 1º Tema: Eu Confesso

TEMA: EU CONFESSO!

Acampa de Jovens e Adolescentes da 2ª IPI de S. J. do Rio Preto
04 a 08.03.2011 – Palestra 1

E eu tenho certeza de que Deus, que começou a boa obra em vocês, continuará ajudando-os a crescer em sua graça até quando sua tarefa em vocês estiver finalmente terminada naquele dia quando Jesus Cristo voltar. Filipenses 1:6
Ainda assim, muitos líderes dos judeus creram nele. Mas, por causa dos fariseus, não confessavam a sua fé, com medo de serem expulsos da sinagoga; Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus. E Jesus clamou, e disse: Quem crê em mim, crê, não em mim, mas naquele que me enviou. E quem me vê a mim, vê aquele que me enviou.Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia. Porque eu não tenho falado de mim mesmo; mas o Pai, que me enviou, ele me deu mandamento sobre o que hei de dizer e sobre o que hei de falar.E sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que eu falo, falo-o como o Pai mo tem dito. João 12:42 -50
Introdução
- Há muitos motivos que trazem um jovem e adolescente para um acampamento. 1. Uma tentativa de fugir das tentações que o mundo oferece com as festas de carnaval. No caso geralmente são pessoas cristãs, mas que não tem força espiritual para resistir. 2. Pelo fato que o melhor amigo, amiga, namorado ou namorada estará no encontro e não concebe a possibilidade de ficar longe durante 5 dias. 3. A dádiva de ficar longe dos pais e ter um pouco mais de liberdade, dormir tarde, acordar cedo, enfim, se sentir um pássaro livre. 4. A possibilidade de conhecer uma pessoa legal e depois começar um namoro cristão. Independentemente de quais sejam sua motivações, se certas ou erradas quero que você saiba que quem lhe trouxe para este acampamento é Jesus.

- Quero apenas explicar a proposta do tema: Em obras. É a idéia que somos construção de Deus. Assim como o engenheiro e arquiteto bolaram o prédio, Deus bolou nossa vida, está nos construindo e quer fazer uma obra em nós (mostrar fotos de terrenos vazios, prédios em construção e finalizados). O problema de sermos uma obra inacabada é o que uma obra inacabada atrai na vida da pessoa. Uma obra que não foi concluída atrai ratos, baratas, sujeira, entulhos, drogados e o seu fim geralmente é a demolição.

- Diga para seu irmão: Deus tem uma obra em sua vida. Abra seu coração e deixe ele trabalhar você nesses dias, deixe ele manifestar sua graça em você, deixe Deus entrar em seu coração e mudar seu mundo interior. A primeira coisa que quero falar é sobre sua fé em Deus. É impossível alguém mudar de vida sem resolver sua fé em Deus. Sinto que João 12:42 é a situação de muitos de nós. Isso é preocupante, pois para acontecer uma obra em sua vida essa realidade espiritual precisa ser mudada.

1. EU CONFESSO QUE CREIO EM DEUS MAS
- Nesses 40 dias de jejum e oração na Igreja temos caminhado rumo a uma mudança de vida. Mas não existe mudança de vida se não houver confissão, arrependimento que conduz a transformação de vida. Se você é um cristão você acredita em Deus, mas a questão é, até que ponto creio nele.

- No versículo acima vemos o relato de pessoas da sociedade judaica, no caso religiosos que creram em Jesus, que foram tocados pela pregação, pela mensagem da salvação, que viram os milagres, que presenciaram o sobrenatural, mas que criam até certo ponto, enquanto lhes fosse conveniente.

- Sua vida está entre duas situações: conversão ou conveniência. Mudança de vida ou adaptação de vida. Aqueles homens tinham um “mas” em sua vida. Esse mas é diabólico, é estratégia do mal para destruir a vida cristã de qualquer pessoa. Ele crê em Deus, mas é drogado, ele crê em Deus, mas é homossexual, ele crê em Deus, mas é adultero, ele crê em Deus, mas relações amorosas com todas ou todos.

- Os caras não queriam queimar o filme com os religiosos. Será que não é nosso caso. O que vão pensar de você no twitter se começar a postar versículos da Bíblia, se falar que parou de beber porque Deus tocou em seu coração. Que não vai mais ter relações sexuais antes do casamento, pois entendeu que é promessa de Deus.

- O problema é o “mas”, é estar em cima do muro, é não tomar uma decisão de fé, é não entender que o salvador lhe ama, quer você crendo nele por inteiro, em todo tempo, na faculdade, escola, trabalho, internet, enfim, em todos os momentos de sua vida.





2. EU CONFESSO QUE VIVO PRA MINHA GLÓRIA
- Surge uma segunda situação na vida de um jovem e adolescente, que é viver para si mesmo. Na realidade temos uma tendência a olharmos a vida apenas de nossa perspectiva. Porém, creio que seja necessário colocarmos a glória em seu devido lugar.

- No v.43 pela tradução da Nova Linguagem de Hoje diz assim: Eles gostavam mais de ser elogiados pelas pessoas do que de ser elogiados por Deus. Isso é muito sério. Pois a obra de Deus não se completa em muitos de nós, pois preferimos os homens a Deus. Preferimos o prazer momentâneo do baseado, da balada, do que entender que o criador dos céus e da terra quer ser nosso Deus.

- Enquanto não reconhecermos e confessarmos isso em nossa vida, ela continuara capengando. Pense que há décadas atrás você era um espermatozóide apenas, uma melequinha. E Deus resolveu permitir que você nascesse. De repente você não nasceu na família mais perfeita, de repente você se considera da “família Adans”, de repente você pensa que Deus não olha por você, mas saiba que foi ele quem lhe fez.

- Pense que há 2000 mil anos Deus enviou seu filho Jesus para morrer por você na cruz do calvário, que ele sofreu, apanhou, e morreu por você. Que três dias depois dele ter morrido, ele ressuscitou dentre os mortos para lhe dar a vida eterna. Você e eu já estávamos com passagem comprada para o inferno e Jesus mudou essa história, nos libertando e restaurando com Deus. O que seu amigo, namorada, colega de balada fez por você mesmo? Agiu com trairagem, lhe emprestou, mas pediu de volta, fofocou tua vida pra todo mundo no Orkut.

- Aqueles homens estavam trocando Jesus por pessoas, por conveniência, por posição, para não perder prestigio. Por favo, não faça a mesma coisa, tome uma posição. Não negue mais o nome de Jesus, não rejeite quem tanto se importa com você. Diga pra Deus que você vai viver para a glória dele. Veja o que diz a Bíblia: Eu lhes digo: quem me confessar diante dos homens, também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus. Mas aquele que me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus (Lucas 12:8-9).



3. EU CONFESSO QUE QUERO VIVER NA LUZ DE JESUS
- NO v.46 Jesus fala algo que da base para minha terceira idéia sobre o texto bíblico. Precisamos viver na luz. Na realidade mesmo que Deus tenha criado a luz e a treva, o dia e a noite, é bíblico que somos seres do dia, fomos criados para viver na luz. Vou lhe dar um exemplo. Todo mês minha família vai ao Atacadão, uma grande rede de mercado. Em certa hora, por volta de 18h às 20h acontece um blackout. As pessoas ficam desnorteadas, é terrível.

- A escuridão só traz mais malefícios do que benefícios para a vida de uma pessoa. Mas o que significa viver na escuridão e viver na luz?

- Viver na escuridão é não ter alegria de viver, é depender de coisas e pessoas para ser feliz, é necessitar de algum estimulo externo quer seja visual, alimentar, sensorial ou sexual para se sentir vivo e realizado. É rejeitar a Deus de forma consciente, dizendo que não precisa dele para viver. E viver sob o jugo de Satanás como se fosse férias em um resort em Cancun.

- Viver na luz é nascer de novo em Jesus Cristo, é ter alegria de viver e a partir disso desenvolver relacionamento com pessoas que tem a mesma alegria de viver, é ter paz de espírito, fé, confiança e o sucesso ao seu alcance. É não depender mais de coisas externas para se sentir vivo e pleno.

- Será que vale a pena continuar na escuridão. Um apagão por uma hora é tolerável, quero ver viver em escuridão como no sitio do meu avo que 18h já estávamos escovando o dente para dormir, por não existir luz elétrica. Se sua vida está uma droga, se você está sendo convencido por Deus que ele precisa fazer uma obra em sua vida, é necessário confessar que você necessita de Jesus. Vejamos o que diz a Bíblia: Quando ouviu que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: "Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! " Marcos 10:47

Conclusão
- É hora de confissão, não podemos ter o mesmo fim que aquele pessoal que vivia de aparencias, que até creram em Jesus, mas não passou de uma fé vazia e sem sentido. Cuidado para que sua vida não esteja alicercada em uma fé sem compromisso. Em nome de Jesus, Amém.
São José do Rio Preto, 02 de março de 2011. Pr. Gilbean Ferraz

Sigam o Pr. Gilbean no twitter: @gilbeanferraz

0 comentários:

Postar um comentário