segunda-feira, 25 de abril de 2011

Estudos "Em Obras" - 2º Tema: Um Plano Especial

TEMA: UM PLANO ESPECIAL!
Acampa de Jovens e Adolescentes da 2ª IPI de S. J. do Rio Preto
 04 a 08.03.2011 – Palestra 2

E eu tenho certeza de que Deus, que começou a boa obra em vocês, continuará ajudando-os a crescer em sua graça até quando sua tarefa em vocês estiver finalmente terminada naquele dia quando Jesus Cristo voltar. Filipenses 1:6

Todas as coisas são feitas de acordo com o plano e com a decisão de Deus. De acordo com a sua vontade e com aquilo que ele havia resolvido desde o princípio, Deus nos escolheu para sermos o seu povo, por meio da nossa união com Cristo. Efésios 1:11
Introdução
- Você sabe como se inicia uma obra? Alguém precisa se deter, a pensar, a gastar neurônios para arquitetar e planejar aquele projeto. È como um filme, que precisa do roteirista, uma pessoa que se dedica a contar o relato, a definir como serão as cenas. A vida é a mesma coisa. Foi Deus quem fez e ao fazer bolou um plano muito especial. É como se quando nascesse uma criança dos céus os anjos dissessem: Versão brasileira.

- Nisso tudo existe um problema, que é a escolha consciente do ser humano em se distanciar desse plano divino. A inclinação para o pecado, para a rebelião e desobediência. O que você entender por plano especial. De repente plano para você é o da TIM, Claro, Telefônica. Mas plano de Deus são os projetos especiais que ele escreveu pensando em você.

- A obra de Deus estará completa em sua vida quando você estiver vivendo os planos que ele sonhou para você. Será que é difícil de entender isto. Pensa comigo, se eu e você temos planos para aquele cachorro, para o ramister, para o “the farm”, em jogos como de Sins, imagine Deus para com sua vida?

- Sobre o plano especial para você queremos fazer três perguntas:


1. NO QUE FOI BASEADO ESTE PLANO?
- Todo projeto, obra, plano tem um pano de fundo, um contexto, um sentimento de motivou aquela criação. Pois bem, a motivação de Deus se baseia em quatro letras, amor. O plano de Deus para sua vida é baseado no amor.

- Pode ser que para você a palavra amor seja algo distante, associado a sexo (meninas que se sentem amadas apenas transando ou vice versa). Muitos seres humanos crescem em ambientes tão hostis, com pessoas mal intencionadas, com gente sem Deus no coração que crescem sem saber o que é amor de verdade.

- Não podemos rejeitar o plano de Deus, pois ele realmente nos ama, nos aceita, nos compreende e acredita em nosso potencial. Realmente não podemos continuar rejeitando alguém que realmente tem seus olhos voltados para nossa vida.

- Vejamos o que Deus através da Bíblia falou para pessoas diferente, em épocas diferentes, mas sobre o mesmo sentimento. Tudo o que Deus faz é motivado por um sentimento de amor, de carinho e cuidado. Em Gênesis 26:24 lemos: Naquela noite, o Senhor lhe apareceu e disse: "Eu sou o Deus de seu pai Abraão. Não tema, porque estou com você; eu o abençoarei e multiplicarei os seus descendentes por amor ao meu servo Abraão".

- Todo o plano de Deus para sua vida é especial pois o seu amor não dura uma década, cem anos, o amor de Deus por nós é eterno. É por isso que quando vamos louvar a Bíblia diz no Salmo 118:1: Dêem graças ao Senhor porque ele é bom; o seu amor dura para sempre.

- Deus é apaixonado pelas pessoas, ele as criou, desenhou, planejou pois sente por nós um amor eterno e fiel. Vamos ler Jeremias 31:3: o Senhor lhe apareceu no passado, dizendo: "Eu a amei com amor eterno; com amor leal a atrai. Nunca mais diga que Deus não lhe ama, pelo contrário o seu amor é eterno.

- O plano especial tem como carro chefe, o Senhor Jesus Cristo, o filho de Deus que se entregou em nosso favor. Em 1 João 4:9 lemos: Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.  Este plano tem uma base segura e aconchegante com certeza.



2. QUAL É A VONTADE DE DEUS?
- Você já parou para se perguntar qual é a vontade de Deus para sua vida? Qual será o objetivo maior de você existir? Ou vai me dizer que você nasceu apenas para ser corintiano, trabalhar muito e depois envelhecer? Que plano? Que propósito mais esquisito? Creio que o caminho para a obra de Deus se cumprir em sua vida é descobrir a vontade do seu criador.

- Para entendermos isso claramente vamos colocar algumas cenas de projetos, objetos e tentarmos deduzir qual foi a vontade do criador (carro, computador, bola, telefone e etc.). Todos estes objetos foram criados com um objetivo, quem fez tinha uma vontade especifica sobre aquilo. Concordamos que é pura suposição deduzirmos qual era a vontade do criador de cada uma dessas coisas. Qual é o melhor jeito de saber a vontade de quem fez o carro? Com toda certeza perguntando pessoalmente para quem fez.

- Temos certeza que a vida humana não é um acaso, que somos filhos do infortúnio chamado 1 em um quatrilhão de chances. Não somos criados pelo ocaso, mas sim pelo Deus Criador. E se ele existe, que é no que reside a fé evangélica, temos a certeza que ele tem algo a nos dizer.

- No versículo Paulo fala de algo que é feito de acordo com a sua vontade. Deus tem personalidade própria, não é oráculo de homens, criação, fruto da imaginação. Ele existe, sua presença é real e quem quiser pode descobrir sua vontade.

- Você já percebeu como as pessoas (jovens e adolescentes) reclamam de tudo? Com certeza a vontade do Senhor reside em agradecermos a ele por tudo. Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. 1 Tessalonicenses 5:18. Você já percebeu que a maioria dos jovens e adolescentes são promiscuos (mulheres são cachorras)? A vontade de Deus também reside na postura de não vivermos em imoralidade sexual, mas sim santificando nossa mente e ações. A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. 1 Tessalonicenses 4:3.  Você já viu como as pessoas são maldosas, bélicas e egoístas? Entendemos que a vontade de Deus está relacionada a promovermos o bem onde estivermos, pois só assim estabeleceremos o reino de Deus. Pois é da vontade de Deus que, praticando o bem, vocês silenciem a ignorância dos insensatos. 1 Pedro 2:15.


3. COMO DESCOBRIR ESTE PLANO?
- A pior coisa que existe no mundo é não saber o que fazer com determinado objeto ou propósito de vida. Às vezes fico me perguntando por que as pessoas mesmo sabendo que o plano de Deus é especial preferem deixar de lado e viver de seu jeito. Chego à conclusão que as pessoas não sabem como chegar ao plano especial de Deus para sua vida. Paulo comenta sobre a união com Cristo. Veja o detalhe do estudo bíblico. A Mesma Bíblia registra que Jesus é o caminho, a verdade e a vida em João 14:6. E vai mais além, diz que ninguém vai ao Pai, a não ser por Jesus. Para descobrir o plano de Deus é necessário um encontro com Jesus.

- De todas as maneiras, de todas as aplicações possíveis vamos descobrir em Jesus o plano especial para nossa vida. Na realidade união com Cristo significa comunhão, relacionamento e caminhada de fé com o Salvador.

- Quando olhamos para a vida de Jesus vamos perceber que o plano de Deus é que sejamos seus filhos. Pode ser que você não seja ainda. O plano de Deus é que tenhamos uma vida humilde e simples como a dele, que não tinha onde reclinar a cabeça. O plano especial que descobrimos em Jesus é que ele nos fez para fazermos parte da família espiritual, para caminharmos com ele na Igreja, juntamente com seus discípulos.
- É possível que muitas perguntas, dúvidas e questionamentos que você tenha sobre sua vida, família, religião, vocação sejam sanadas apenas no dia em que você tiver um encontro pessoal com Jesus, uma experiência no nível de Zaqueu em Lucas 19:1-10: Jesus entrou em Jericó, e atravessava a cidade. Havia ali um homem rico chamado Zaqueu, chefe dos publicanos.Ele queria ver quem era Jesus, mas, sendo de pequena estatura, não o conseguia, por causa da multidão.Assim, correu adiante e subiu numa figueira brava para vê-lo, pois Jesus ia passar por ali.Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: "Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje".Então ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria.Todo o povo viu isso e começou a se queixar: "Ele se hospedou na casa de um ‘pecador’ ".Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: "Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais".Jesus lhe disse: "Hoje houve salvação nesta casa! Porque este homem também é filho de Abraão.Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido". O plano de Deus é salvar você de si mesmo e do pecado.
Conclusão
- O plano especial é o caminho para uma vida feliz e abençoada. Não precisamos esperar chegar a velhice para descobrir que deveriamos ter feito diferente. De certa forma compartilhei o plano especial de Deus para nossas vidas. Nos cabe agora o desafio de nos concientizarmos que a boa obra de Deus começa a se concretizar na vida de quem acorda para esse plano especial. Em nome de Jesus, Amém.
São José do Rio Preto, 02 de março de 2011. Pr. Gilbean Ferraz


O Pr. Gilbean Ferraz pastoreia nossa igreja, a 2º Igreja Presbiteriana Independente de Rio Preto - SP

Sigam o Pr. Gilbean Ferraz no twitter: @gilbeanferraz

0 comentários:

Postar um comentário