segunda-feira, 2 de maio de 2011

Estudos em Obras - 3º Tema: Áreas que Deus quer trabalhar em minha Vida!

TEMA: ÁREAS QUE DEUS QUER TRABALHAR EM MINHA VIDA!
Acampa de Jovens e Adolescentes da 2ª IPI de S. J. do Rio Preto
 04 a 08.03.2011 – Palestra 3

E eu tenho certeza de que Deus, que começou a boa obra em vocês, continuará ajudando-os a crescer em sua graça até quando sua tarefa em vocês estiver finalmente terminada naquele dia quando Jesus Cristo voltar. Filipenses 1:6

Pois o coração deste povo se tornou insensível; de má vontade ouviram com os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos. Se assim não fosse, poderiam ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, entender com o coração e converter-se, e eu os curaria’. Mateus 13:15
Introdução
- Dias desses meu sogro me levou para ver uma casa em construção. É terrível, sujeira, entulho, partes feias e inacabadas, terra para todo lado. Mas tenho certeza que quando a obra estiver finalizada vou querer até comprar a casa. Não seria diferente com nossa vida, a própria Biblia diz que Deus começou uma obra em nossas vidas, significa que há coisas a serem concertadas.

- Qual é a avaliação quer você faz de sua vida cristã? Digo isso, porque, por mais que você baseie sua vida no dinheiro, prazer, enfim as coisas gostosas que há neste mundo, um dia, em algum momento você e eu prestaremos contas a Deus de nossa existência.

- O que será que nesses dias Deus quer e precisa trabalhar em sua vida espiritual? Será que Deus precisa trabalhar seu caráter, hábitos, pensamentos, uma dificuldade de relacionamento com seus pais, um vício que tem escravizado você, uma fraqueza sexual, uma dependência química? Responda para o seu coração. Pode ser que sua resposta seja na direção de que está tudo certo. Quero lhe mostrar na Palavra, o que Deus quer trabalhar em sua vida.

1. DEUS QUER TRANSFORMAR SEU CORAÇÃO (DESEJOS)
- Qual é uma das primeiras coisas que somos examinados no consultório medico? Com toda certeza, independentemente da especialidade, o médico costuma escutar nosso coração. No texto bíblico Jesus diz que o povo de Deus se tornou um povo de coração insensível.

- Qual é o sentido dessa insensibilidade? Com toda certeza passa pela falta de fé, de espiritualidade, de temor pelo Senhor, de carnalidade, vida no pecado que é o ingrediente principal para a insensibilidade espiritual.

- A obra de Deus em sua vida não progrediu porque o seu coração está totalmente fechado, lacrado e anestesiado para as coisas de Deus. Temos alguns versículos que confirmam isto na Bíblia.

- Em 1 Reis 11:4 temos uma triste situação que temos que deixar Deus trabalhar em nossas vidas, quando o coração já não é ou nunca foi totalmente dedicado ao Senhor. Veja o triste fim de um homem de Deus: À medida que Salomão foi envelhecendo, suas mulheres o induziram a voltar-se para outros deuses, e o seu coração já não era totalmente dedicado ao Senhor, o seu Deus, como fora o coração do seu pai Davi. 1 Reis 11:4.

- Um coração dividido é um coração desviado. Com Deus não existe meio termo, ou sou do Salvador ou não pertenço a ele. Ou minha vida realmente é do mestre ou não passo de um religioso que precisa se aproximar de Jesus. Mas porque será que Salomão já não tinha um coração toalmente dedicado a Deus? Com toda certeza é o fato de se esquecer dos princípios do Senhor. É por isto que o salmista declarou: Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti. Salmos 119:11

- Quando falo de coração estou ministrando sobre desejos, vontades, coisas que sentimos em relação a pessoas, a Deus, a Igreja, enfim tudo aquilo que está no mais profundo de nossa alma. Deus lhe ama tantoque está de mangas arregaçadas para colocar ordem em seu mundo interior, para resolver todas as pendencias de seu coração. Na realidade, Deus é o único capaz de transformar o nosso coração. Darei a eles um coração não dividido e porei um novo espírito dentro deles; retirarei deles o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. Ezequiel 11:19



2. DEUS QUER TRANSFORMAR SEU OUVIDO (DISCERNIMENTO)
- Você sabia que Deus fala? Alguém aqui sinceramente já ouviu a voz de Deus? Quem ainda não escutou é porque Deus precisa transformar seu ouvido espiritual. È importante que você saiba que devemos falar com Deus, fazer nossas orações, pedir aquilo que consideramos ser importante, mas sempre tendo como principio escutar sua voz.

- Na realidade não escutar de propósito é mais grave do que alguém que seja surdo. Mas em ambos os casos tem-se grandes e graves problemas. Quem não presta atenção no que lhe foi falado geralmente faz algo errado (dinâmica para pedir para alguém fazer algo). Quem não escuta além de fazer algo errado não sabe e nem tem a mínima idéia do que lhe está sendo solicitado.

- Para que você possa ser um jovem e adolescente abençoado por Deus é preciso que se tenha discernimento espiritual que é o ato de escutar atentamente o que Deus fala. Na realidade a voz de Deus existe, ela é poderosa, porém, como forma de desfazer a sabedoria e prepotência humana, se manifesta na vida daqueles que o buscam verdadeiramente.

- Queremos demonstrar a importância de escutarmos a Deus e entendermos que ele quer trabalhar nosso ouvido. Assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Administrem a verdadeira justiça, mostrem misericórdia e compaixão uns para com os outros.Não oprimam a viúva e o órfão, nem o estrangeiro e o necessitado. Nem tramem maldades uns contra os outros’."Mas eles se recusaram a dar atenção; teimosamente viraram as costas e taparam os ouvidos.Endureceram o coração para não ouvirem a Lei e as palavras que o Senhor dos Exércitos tinha falado pelo seu Espírito por meio dos antigos profetas. Por isso o Senhor dos Exércitos irou-se muito"." ‘Quando eu os chamei, não deram ouvidos; por isso, quando eles me chamarem, também não ouvirei’, diz o Senhor dos Exércitos.‘Eu os espalhei com um vendaval entre nações que eles nem conhecem. A terra que deixaram para trás ficou tão destruída que ninguém podia atravessá-la. Foi assim que transformaram a terra aprazível em ruínas’ ".Zacarias 7:9-14
- Não vale apena rejeitar a voz de Deus. Isto é muito sério. Se não escutar pessos nos custa muita coisa, imagine então deixar de escutar a Deus. Quem faz isto se torna alguém sem discernimento entre o certo e errado. (silencio e oração).

3. DEUS QUER TRANSFORMAR SEUS OLHOS (VISÃO)
- Fechar os olhos é uma expressão que todos entendemos. Quando acontece uma adultério, um filho nas drogas (fechou os olhos para a situação). Quando não enxergamos sérios problemas surgem. Na realidade os olhos são muito importantes, pois nos permitem perceber coisas que somente visualmente para entendermos. Olhos na Bíblia tem o sentido de visão, de estar focado. O povo de Deus de acordo com o desabafo de Jesus estava com os olhos fechados. Significa que eles estavam no caminho errado, tomando decisões precipitadas e fora do propósito de Deus.

- Será que seus olhos estão fechados ou fora do padrão de Deus? Para isso precisamos descobrir como você se enxerga no espelho. Você se aceita fisicamente? Como você enxerga a oportunidade de viver. Você vive para você, em busca de seus ideais ou para servir a Deus? Como você enxerga as pessoas ao seu derredor? Como objetos, meios do seu prazer ou como irmãos e pessoas amadas por Deus? Deus quer abrir seus olhos em três direções.

- Abra seus olhos e perceba que você é obra das mãos de Deus. Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe.Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza. (Salmo 139:13-14). Você é lindo (a) do jeito que Deus lhe fez e pronto.

- Abra seus olhos e perceba que você é um vencedor. Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Romanos 8:37. Não se enxergue mais como um derrotado. Se Jesus lhe deu a vitória sobre a morte, pecado, com certeza ele lhe dará vitória sobre as outras áreas de sua vida.

- Abra seus olhos e perceba que Deus tem uma missão para você. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos" (Mateus 28:18-20). Deus não lhe trouxe ao mundo a passeio, mas para ser um evangelista e discipulador, para ganhar vidas para o reino de Deus.

Conclusão
- Se deixarmos Deus trasformar nossa vida nessas três coisas, seremos curados por Deus, pois é isto que ele prometeu que faria pelo povo de Israel. Note bem, a obra de Deus só se concretiza na vida de pessoas que querem ser trabalhadas por Deus. Pois o agir dele em nós significa renuncia e novidade de vida. Em nome de Jesus, Amém.
São José do Rio Preto, 03 de março de 2011. Pr. Gilbean Ferraz

Sigam o Pr. Gilbean no Twitter: http://twitter.com/gilbeanferraz 

0 comentários:

Postar um comentário