terça-feira, 10 de maio de 2011

A Verdade que nos Liberta

 A Verdade que nos Liberta.

 
  
Sabe quando você parece que anda, anda e anda... mas nunca sai do lugar? Tipo aqueles dias que você começa a orar e não “sente” nada acontecer, você tenta fechar os olhos e não vem nada, você abre os olhos, anda, senta, levanta planta bananeira e mesmo assim parece que Deus não está te ouvindo, é manolo bem vindo ao clube!, todos(ou quase todos) nós já passamos ou estamos passando por isso e cara é treta demais né?

Pois bem, eu estava nessa fase e quando estamos “patinando” no mesmo lugar o diabo começa a nos atacar com situações que vão te desanimando, a tristeza começa a nos abater e tudo parece que está conspirando contra. Eu buscava respostas em oração, tentava entender através de louvores mas estava difícil, porém Deus nunca nos deixa em nosso ‘deserto espiritual” sozinhos, ele sempre envia uma ajuda, um mapa para sairmos do “deserto”.

“Durante quarenta anos tu os sustentaste no deserto; nada lhes faltou, as roupas deles não se gastaram nem os seus pés ficaram inchados. Neemias 9:21

Foi assim no passado e não tem porque Deus fazer diferente conosco, sempre que enfrentamos um deserto é porque temos algo a aprender e se não encontramos a saída é porque ainda não estamos preparados, os maluco do passado lá com Moises passaram 40 anos andando no deserto porque entraram em pecado, idolatria e etc, ai então um caminho que era para ser feito em 7 dias foi feito em 40 anos, tenso né!? Então mas mesmo com os pecados Deus não os desamparou, mandou comida, protegeu em guerras, com isso o que podemos tirar para nossa vida? Bom, se estamos no deserto caminhando sem chegar a lugar algum é porque algo está errado e nós precisamos identificar para chegarmos ao grande mapa que leva a Libertação!

A nossa busca por Deus e por seus caminhos é muito intensa no inicio, geralmente (pelo menos eu acho) quando nos convertemos todo mundo fica muito animado, começa a participar de todas as programações que a igreja cria, vai em 12 cultos em um dia só, lê a bíblia todo dia, participa de vigílias, mas chega uma hora que a empolgação passa, nós paramos de ir aos cultos, paramos de ler a bíblia e até chegar ao ponto de desanimarmos e desacreditar dessa vida diferente que Deus quer para nós. Ai é a hora que o diabo deita e rola, porque é a dele né? Zuar na nossa mente, mas se nós aceitamos Jesus e Ele vive em nós, porque estamos passando por tudo isso!? A resposta correta é o Pecado, o pecado nos afasta de Deus, nos deixa longe de sua graça e bênçãos. Se você parar agora e pegar a bíblia em Romanos 7:14-25 você vai ver que existe uma guerra sendo travada em sua mente e assim entenderá o que estou falando, vou colocar aqui dois versículos para facilitar o entendimento:
 “ Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo. Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim.” Romanos 7:19-20

Nós aceitamos Jesus e queremos mudar nossa vida, queremos ser transformados por Ele, porem a nossa “carne” não quer isso e nós vivemos em uma eterna batalha, cada vez mais essa batalha é intensa porque quanto mais você conhece a vontade de Deus para sua vida, mais difícil fica a sua caminhada porque nós somos tão pecadores que precisamos sempre estar reconhecendo nossas fraquezas para que Deus venha nos ajudar e nos libertar.
Agora vamos voltar ao lance do “deserto espiritual”, eu estava muito mal por não estar mais conseguindo fazer o que era certo, fazer o que eu sabia que Deus queria para minha vida, então eu tentava abrir meus olhos mas não conseguia enxergar o caminho, acho até que Deus pensou “vou ter que fazer um slide pra esse cara porque ta difícil d´Ele entender”. Eu comecei a sentir algo muito forte quando escutava uma música que gosto de mais, ela se chama Novamente e é do Lito Atalaia com participação do Shekinah rap (http://youtu.be/0ZafT62-gGo) , além dessa música eu estava sempre vidrado no versículo 2 de romanos 12 ( “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.), ai para ficar mais louco a parada tem um livro que se chama “Campo de batalha da Mente” e estava na beira da minha cama a pelo menos 40 dias e eu pensava todo dia “Amanhã começo a ler esse livro” e claro, eu não lia. Bom então eu com a ajuda de Deus encanei e parei para pensar, qual é a música que to escutando sempre? Chama Novamente e fala de ter uma nova mente(forma de pensar e agir), Qual é o versículo que eu to encanado? Romanos 12:2 (que fala de mudar a mente) e para finalizar com chave de ouro meu pensamento, Qual é o livro que faz uns 40 dias que está na beirada da cama e eu ainda não li? Campo de Batalha da Mente. Perceberam algo em comum com tudo isso? Se você responde que é a MENTE, uau! Você foi bem, acertou!. É maluco, eu demorei mas entendi a “charada” que Deus colocou para eu resolver e entender o que era necessário para que eu saísse do deserto.
Depois de eu entender o que era necessário mudar em minha vida para sair fora do deserto eu comecei a ler o livro, mano! Como Deus é bom, só nos 3 primeiros capítulos eu entendi e me identifiquei com tudo o que ali estava escrito, daí então comecei a minha mudança.

Na bíblia em Mateus 7:14 diz como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram" e cada vez mais esse caminho que leva a vida fica apertado, quanto mais buscamos a vida de Deus, mais estreito ele fica e mais puros e preparados devemos estar. Deus falou comigo e me lembrou de um vídeo antigo que eu postei aqui no blog e se chama “abandone seu pecado ou pereça”, ( http://youtu.be/fcdAw7eRQoM )
 No vídeo que diz os macacos ( tem um vídeo que mostra babuínos) são caçados de uma maneira simples, nozes são colocadas em garrafas ou e quando os macacos enfiam a sua mão para pegar a nozes eles não conseguem tirar de volta porque a “nozes” deixou a mão deles cheia e por eles não largarem a “nozes” eles acabam sendo pegos pelos caçadores.

A nossa vida espiritual é assim também, muitas vezes o caminho fica estreito para nós porque temos alguns pecados que não estão deixando agente passar e o problema é que muitas vezes o pecado está na nossa vida de uma forma tão sutil que não podemos ver com nossos olhos, no meu caso eu precisava de uma total transformação de mente e atitudes, Deus estava me mostrando através de várias situações o que eu precisava para sair do deserto.
O principal conselho que posso deixar para você está em dois versículos: “Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: "Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará".João 8:31-32

Conhecer a Verdade é conhecer o Deus que você segue, é entender que Jesus não está mais naquela cruz, ele morreu e ressuscitou por nós para que fossemos libertos do pecado. Deus ele quer mais do que palavras de gratidão, ele quer atitudes que representem o seu amor por nós, ele quer que a nossa mente seja transformada e renovada para que possamos entender o propósito dEle para nossas vidas e sermos libertos da nossa natureza pecadora.
Conheça mais Jesus, reflita sempre na bíblia, mantenha uma vida de oração, encha sua mente com louvores a Deus, busque ter a mente transformada e diferente das pessoas deste mundo, lembre-se sempre daquele filme (ou da frase) “em seus passos o que faria Jesus?”.

Você só entenderá o porquê de estar no deserto quando ligar a sua mente á Deus e entender que Ele é a Verdade que irá te libertar, na Paz de Cristo é que eu encerro esse texto e espero que possa ter ajudado.


Matheus Camargo - @mcamarguim
Conexão Vida SJRP

2 comentários:

rafael disse...

Fera matheus, esse post..
me toco em algumas parte q eu precisa..
q Deus continue te abençoando muito irmão.
aquele abraço mano ♥

Mariana Desogos disse...

aí sim heim mamas, ta ficando bom nos textos HAHAHA
to brincando, fez eu refletir muito, que Deus continue te usando ♥

Postar um comentário